quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ÔNIBUS A BIODIESEL NO ABC PAULISTA - SATRANS - SANTO ANDRÉ


Empresa do ABC toma iniciativa e já abastece 100 por cento da frota com Biodiesel
Mesmo ainda sem exigência legal, empresa do ABC Paulista já investe em combustível mais limpo para mover veículos que servem o município de Santo André

Adamo Bazani

O Governo Federal em conjunto com empresas operadoras e Petrobrás determinou um cronograma para a implantação de sistemas de alimentação de ônibus com diesel mais limpo, menos partículas de enxofre e maior concentração de combustíveis alternativos.
De acordo com o cronograma, a cidade de São Paulo, desde janeiro deste ano já deve operar em sua frota urbana com Diesel S 50. (50 partículas de enxofre por milhão). Em primeiro de maio foi a vez das regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife, em agosto foi o Rio de Janeiro, e a Região Metropolitana de São Paulo só terá a frota com todos os ônibus movidos a diesel mais limpo a partir de janeiro de 2010.
Mas algumas empresas da região já se conscientizaram e, como forma de testes operacionais e de contribuir com o meio ambiente e imagem no mercado, já operam suas frotas com Diesel Limpo ou Biodiesel.
Uma das viação a já aderir um programa ambiental, antes mesmo da obrigatoriedade do cronograma, é a Viação Vaz, empresa que atua em linhas municipais em Santo André, no ABC Paulista.
De acordo com Gustavo Augusto Vaz, diretor da empresa, toda a frota, inclusive os carros mais antigos já rodam com biodiesel.
A empresa, a primeira municipal do Consórcio União Santo André a ter veículos com acesso para portadores de necessidades especiais, adquiriu mais cinco ônibus que seguem os padrões de acessibilidade universal e já têm preparo para rodar com o diesel que segue os padrões exigidos na Europa.
“Firmamos uma parceria com a BR Distribuidora e a frota cem por cento operada com Biodisel mostra que hoje parte do empresário sabe que, para continuar operando, tendo lucro e servindo bem a população, cumprindo seu papel de transportar, ele deve olhar em volta: para o impacto que sua atividade traz ao meio ambiente e colaborara também. Este ano renovamos 25 por cento de nossa frota, pois ônibus novo também é melhor para o meio ambiente”, disse Gustavo.
Os novos ônibus, com elevadores para cadeirantes, balaústres com relevo para portadores de deficiência visual e bancos especiais para idosos, pessoas com mobilidade reduzida e obesos já estão em operação: são 5 Comil Svelto Midi de nova linha (micrão), com motor Mercedes Benz OF 1418.
“Creio que pensar nomeio ambiente, além de obrigatoriedade, será uma tendência do setor”- finaliza Gustavo. Adamo Bazani